Atividade Inválida no Google AdSense

Entenda um pouco mais sobre o assunto

banido adsenseMuitos publishers e ex-publishers do AdSense queixam-se de terem sido banidos ou suspensos em função de atividade inválida. De saída eles geralmente declaram que a punição foi injusta, pois jamais clicaram em seus próprios anúncios. É bom explicar que atividade inválida não é só clicar nos próprios anúncios.

Embora o clique do próprio editor seja o mais óbvio caso de atividade inválida, assim como os cliques gerados a partir da residência do editor alegadamente por algum “filho pequeno desinformado” ou parentes do gênero. O sistema de detecção do de atividade inválida no Google AdSense é algo extremamente mais complexo! O comportamento do visitante do seu site, blog ou canal, por exemplo, também pode ser um grande indicativo de fraude.

As trocas de cliques

Um dos principais geradores de atividade inválida no Google AdSense são os métodos automatizados ou não para troca de cliques. Muitos editores usam, confiantes de que em função do clique que vai receber ser de outra cidade, muitas vezes de outro país, não será detectado. Ledo engano! Há comportamentos típicos dos visitantes que praticam esse tipo de atividade e que são facilmente detectáveis. Uma coisa é um dia aparecer um visitante no seu site e casualmente em 10 segundos (só exemplo) ele achar um banner interessante e clicar. Já se isso começa a se tornar um padrão muito repetitivo pode sinalizar ou algum esquema de troca de cliques ou um anúncio posicionado de forma a gerar cliques acidentais. Ambos são infrações aos termos do AdSense.

As trocas de visualizações no YouTube

Outra tentativa constante de muitos editores é aumentar artificialmente suas visualizações usando sistemas automatizados, outro padrão de comportamento facilmente identificável e que é uma infração aos regulamentos. Aí o editor diz “ah, mas então eu não posso assistir os meus vídeos?”. Pode, eventualmente, mas se foi você quem produziu o vídeo parece razoável pensar que não há motivos para usar o YouTube quando quiser assistir, afinal você tem o vídeo gravado no seu computador.

Como evitar atividade inválida

Não participe de esquemas de trocas de cliques/visualizações, nem manuais nem automatizados. O tráfego deve ser espontâneo, tanto quanto possível oriundo da busca orgânica. O clique, se e quando houver, deve ser resultado do interesse genuíno do visitante pelo anúncio que ele viu.

Encare o AdSense como uma forma séria de ganhar dinheiro, não coloque sua conta em risco na ilusão de enriquecer do dia para a noite. Trabalhe dentro dos regulamentos e com persistência e você terá sucesso com o AdSense. Se você quer melhorar o alcance de seu site ou canal, estude sobre otimização. Frequentar o Fórum de Webmasters do Google ou o Fórum Oficial do YouTube pode ser um excelente começo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *