A queda do CPC no AdSense e em outros programas

Vamos falar um pouco das causas da queda do CPC

Muitos editores do AdSense queixam-se de queda do CPC. Vamos falar um pouco sobre isso para entender alguns dos motivos que geral esse efeito.

queda cpc adsenseAntes da mais nada, para que o anúncio apareça em seu site ele além de estar de acordo com o contexto do mesmo. Além disso ele deve vencer o leilão entre os diversos anúncios aptos a aparecerem naquele espaço. Se você produz conteúdo voltado para o mercado brasileiro é importante ressaltar a crise econômica que nosso país enfrenta. Muitos anunciantes diminuíram bastante seu investimento em publicidade, muitos nem sequer existem mais.

Vamos considerar também que o números de editores do AdSense aumenta exponencialmente a cada ano. Havendo mais espaços disponíveis com menos anunciantes e menos verba é natural que seja necessário um lance menor para vencer o leilão. Aquele anunciante que alguns anos atrás precisava pagar quase um Dólar para aparecer no seu site agora aparece pela metade desse valor. Isso reflete-se na queda do CPC.

Os editores que burlam o sistema do AdSense também são um problema. Nesse aspecto o Google tem feito um grande esforço e vem banindo muita gente.

O que fazer?

Infelizmente não há muito que possamos fazer, as variáveis envolvidas não estão sob nosso controle. Em termos de AdSense é interessante diversificar seus nichos de atuação, as sazonalidades de um nicho compensam as do outro. Mas é necessário ter cautela nessa hora, não adianta diversificar entrando em nichos que você não domina. Além disso diversificar os programas de monetização que você usa em seu site. Há excelentes programas que podem ser usados em conjunto com o AdSense, como o Spider.ad, o Hotwords, o Hotmart e outros.

Esse é apenas uma primeira abordagem do assunto, longe de ser completa. Futuramente voltaremos a abordar a queda do CPC e outros assuntos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *