Google AdSense com Anúncios não Contextuais

Entenda alguns motivos para isso acontecer

O Google AdSense é hoje sem dúvida a forma de monetização mais utilizada pelos criadores de conteúdo. Uma das dúvidas recorrentes no fórum oficial são editores queixando-se de ver anúncios do AdSense não contextuais aparecendo em seu site. Vamos explicar algumas das possibilidades para isso.

Antes de mais nada é bom lembrarmos que a definição dos anúncios do AdSense que vão aparecer em um determinado espaço de seu site leva em conta vários fatores. A contextualidade é apenas um desses fatores.

Localização geográfica do visitante

A localização do visitante influencia muito na seleção do anúncio. Se você acessar seu site de Porto Alegre e depois acessar de São Francisco vai notar anúncios bem diferentes. Isso acontece porque o Google AdSense considera a localidade do visitante quando seleciona o anúncio a ser exibido.

Idioma do seu sistema operacional

Não influencia tanto quanto a localização geográfica, mas também exerce alguma influência. Eu mantenho um computador com sistema operacional e teclado em espanhol para criar conteúdo para um de meus sites que é escrito nesse idioma e pude notar. Se você tiver condições de fazer o mesmo, teste.

Hábitos de navegação do usuário

Os hábitos de navegação do usuário influenciam muito nos anúncios que ele vai ver na rede de anúncios do AdSense. Se você está na época de renovar o seguro de seu automóvel e fez muita pesquisa por seguradoras é provável que veja muitos anúncios de seguradoras.

Remarketing

O anunciante pode optar pelo remarketing, isso significa que você pode ver muitos anúncios de sites pelos quais você navegou ultimamente. Em alguns casos isso fica bem evidente. Um anunciante do Google que usa muito da estratégia de remarketing é o Mercado Livre. Você nunca notou que se por acaso procurar “roteador wifi” no Mercado Livre por algum tempo vê anúncios frequentes de roteadores à venda na plataforma deles? Agora você entende o motivo.

Anúncios diretos no canal

Um anunciante pode por algum motivo ter escolhido anunciar diretamente em seu site. Seu site pode ter alguma característica que interessa ao público-alvo desse anunciante ou ele pode estar fazendo um teste.

Esses são só alguns exemplos, há outros, voltaremos ao assunto no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *